100%

Câmara de Vereadores de Tramandaí retoma Sessões Ordinárias

Câmara de Vereadores de Tramandaí retoma sessões
 
A Câmara Municipal de Vereadores de Tramandaí retomou na noite desta segunda-feira (7), as sessões ordinárias da Casa Legislativa. A reunião ordinária marcou o retorno do Vereador Batista do Táxi (PDT), após licença para tratamento de saúde e também a primeira participação da Vereadora Mana Padilha (PSDB) a nobre Edil foi empossada pelo Presidente Clayton Ramos (PT)no período de recesso parlamentar após a cassação do mandato do Ex-vereador César da Saúde (PMDB) o mesmo impetrou recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília, aguardando a decisão fora do cargo.

Na pauta do dia, foram apresentados aos Edis três projetos de Leis sendo um, retirado a pedido do autor.

(RETIRADO DE PAUTA) - Projeto de Lei 0066/2017 - DISPÕE SOBRE O PROGRAMA FILHOS DA TERRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O Programa Filhos da Terra visa contribuir, através da promoção de ações socioeducativas, valendo-se de capacitação e qualificação profissional através de cursos de Educação Ambiental, agregando conceitos de cidadania.

Além disso, visa formar adultos, selecionados pelo programa, a serem instrumentos de transformação do seu entorno social, aprimorando sua qualidade de vida e inclusão social.

Serão empreendidas ações junto às famílias em vulnerabilidade social e que estejam cadastradas no CADÚNICO, para iniciar um aprendizado sobre educação ambiental, com vistas a redução de danos causados ao Meio Ambiente, de forma saudável, onde todos os membros da família se envolvem na mudança deste programa, além de acolher as famílias necessitadas com a ajuda de auxílio bolsa para complementar a renda.

Com o programa podemos criar cursos de capacitação e qualificação sobre o assunto, agregando as famílias participantes mais qualificação e informação sobre a importância da preservação ambiental e conservação de locais públicos e uso coletivo e partir desta nova consciência os participantes poderão tornar-se multiplicadores nas ações de preservação do meio ambiente e da importância de se trabalhar em equipe.

(APROVADO) - Projeto de Lei 0068/2017 - DISPÕE SOBRE A POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TRAMANDAÍ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

A assistência social encontra-se delineada no Art. 203 da Constituição Federal como àquela proteção devida a quem dela necessitar, independentemente de contribuição seguridade social. Em 1993 com a edição da Lei nº 8.742, 7 de Dezembro de 1993, denominada Lei Orgânica de Assistência Social -LOAS, organizou-se a assistência social por meio de um sistema descentralizado e participativo denominado Sistema Único de Assistência Social – SUAS o qual é integrado pelos entes federativos, conselhos de assistência social e as entidades e organizações de assistência social. Importante destacar que em 2011, com a edição da Lei nº 12.435, de 6 de julho de 2011, que promoveu alterações substanciais a LOAS, o sistema descentralizado e participativo que organiza a assistência social passa a ser reconhecido em Lei como SUAS.

A LOAS prevê a repartição de competência entre os entes conforme prevê os arts. 12 13,14 e 15 para a consecução dos objetivos da assistência social e, ainda, nos arts. 5º, 6º, 8º, 10, 11, 16 e 30, estabelece normas essenciais a implementação do SUAS e a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social. Especificamente o art. 11 da LOAS estabelece que as ações sócio assistenciais nas três esferas de governo realizam-se de forma articulada, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução de programas em suas respectivas esferas.

(APROVADO) - Projeto de Lei 0069/2017 - INSTITUI OS BENEFÍCIOS EVENTUAIS DE QUE TRATA O ART. 22 DA LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, LEI N.º 8.742, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1993, ESTABELECE OS CRITÉRIOS PARA SUA CONCESSÃO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Em complemento ao que dispõe na Mensagem 059/2017, que dispõe sobre a política pública de Assistência Social em nosso Município, o Executivo envia o Projeto de Lei anexo para que a referida política seja aplicada de forma adequada e efetiva.

Como já especificado anteriormente, cabe a cada ente organizar a assistência social por meio do sistema descentralizado e participativo denominado SUAS, de acordo com sua competência, em consonância com Constituição Federal e os normas gerais exaradas pela União, de forma a otimizar os recursos materiais e humanos, além de possibilitar a prestação dos serviços, benefícios, programas e projetos da assistência social com melhor qualidade à população.

Ademais, vale destacar que o Pacto de Aprimoramento do SUAS do quadriênio 2014- 2017, aprovado por meio da Resolução nº 18 de julho de 2013, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, destinado à gestão municipal, prevê como prioridade a adequação das legislação municipal ao SUAS, tendo como meta a atualização ou instituição por todos os municípios de lei que dispõe acerca do respectivo Sistema.

Logo após a votação dos referidos projetos de Leis, o Presidente da Casa Vereador Clayton Ramos (PT), convidou a todos para Audiência Pública das Calçadas, com início ás 19h30min.

As sessões ordinárias do Legislativo Municipal acontecem todas as segundas-feiras às 19h30min.



Juliano Mendonça – Assessor de Imprensa
Protocolos desta Publicação:Criado em: 15/08/2017 - 12:02:37 por: Suporte - Alterado em: 15/08/2017 - 12:38:58 por: Suporte

Notícias

CONHEÇA A VEREADOR(a) - MANA PADILHA
CONHEÇA A VEREADOR(a) - MANA PADILHA

Aqui você vai conhecer um pouco mais das atividades parlamentares do mandato do seu vereador, duas vezes por semana um parlamentar será apresentado, sempre as quartas e sextas até completar os 13 representantes desta legislatura. Os parlamentares serão apresentados em ordem alfabética.

CONHEÇA O SEU VEREADOR - Clayton Pioner Ramos
CONHEÇA O SEU VEREADOR - Clayton Pioner Ramos

Aqui você vai conhecer um pouco mais das atividades parlamentares do mandato do seu vereador, duas vezes por semana um parlamentar será apresentado, sempre as quartas e sextas até completar os 13 representantes desta legislatura. Os parlamentares serão apresentados em ordem alfabética.

CONHEÇA O SEU VEREADOR - Clairton Sessim
CONHEÇA O SEU VEREADOR - Clairton Sessim

Aqui você vai conhecer um pouco mais das atividades parlamentares do mandato do seu vereador, duas vezes por semana um parlamentar será apresentado, sempre as quartas e sextas até completar os 13 representantes desta legislatura. Os parlamentares serão apresentados em ordem alfabética

Nomeado novo Tesoureiro da Câmara de Vereadores de Tramandaí
Nomeado novo Tesoureiro da Câmara de Vereadores de Tramandaí

No uso de suas atribuições o vereador João Batista de Mattos da Rosa, presidente do Legislativo Municipal nomeou a contar de 1° de Fevereiro o Senhor Alexandre Chaves Pauli ao cargo de Tesoureiro, pertencente ao quadro de servidores efetivos da Câmara.

CONHEÇA O SEU VEREADOR - Antonio Augusto da Silveira Galaschi
CONHEÇA O SEU VEREADOR - Antonio Augusto da Silveira Galaschi

Aqui você vai conhecer um pouco mais das atividades parlamentares do mandato do seu vereador, duas vezes por semana um parlamentar será apresentado, sempre as quartas e sextas até completar os 13 representantes desta legislatura.Os parlamentares serão apresentados em ordem alfabética.

Legislativo aprova projetos durante a sessão extraordinária desta quarta
Legislativo aprova projetos durante a sessão extraordinária desta quarta

Na sessão extraordinária desta quarta-feira, que ocorreu as 16h na Câmara de Vereadores ocorreu a discussão e votação de diversos projetos de lei, mesmo algumas divergências e posicionamento entre vereadores (você pode ver na integra o vídeo da sessão no Tv Câmara ), todos os projetos de lei foram aprovados.