Câmara realiza homenagem ao Corpo de Bombeiros

Publicado em

A Câmara Municipal de Vereadores de Tramandaí presidida pelo vereador Clayton Ramos (PT), realizou sessão solene em homenagem ao Corpo de Bombeiros de Tramandaí. O proponente da homenagem foi o vereador Marcelo Bastos Berneira (PP). Durante a sessão foi concedido ao Sindicato dos Pescadores e Aquicultores de Tramandaí e a Colônia de Pescadores Z-40 espaço na Tribuna Livre. Os secretários Ivan Vasconcelos e Leandro Miranda realizaram uma breve explanação aos vereadores sobre os fóruns realizados em diversas cidades, resultados e reinvindicações apresentadas pelos pescadores do litoral Norte.

Logo após o presidente Clayton Ramos (PT), iniciou a sessão solene em homenagem ao Corpo de Bombeiros com a participação de membros da corporação, autoridades e convidados. O proponente da honraria vereador Marcelo Bastos Berneira (PP) justificou a homenagem e lembrou que a preposição é histórica desde a existência da corporação no município.

O comandante do Corpo de Bombeiros o Tenente Coronel Luiz Ernesto Duarte no uso da palavra agradeceu a honraria recebida pela corporação e lembrou ser este um fato histórico dentro dos 36 anos de existência do Corpo de Bombeiros no município.

O Prefeito Luiz Carlos Gauto (PP) em seu pronunciamento saudou a todos e parabenizou a corporação na pessoa do Tenente Coronel Luís Ernesto Duarte. Gauto destacou a brilhante atuação do Corpo de Bombeiros e a importância junto à Operação Golfinho, o Prefeito informou que tem buscado o apoio de Deputados Federais para a elaboração de emendas para o aparelhamento do Corpo de Bombeiros de Tramandaí, no valor de R$ 100 mil para compra de um Desencarcerador (aparelho utilizado para remoção de vítimas presas nas ferragens em acidentes de trânsito). Gauto justificou a necessidade do aparelho junto à guarnição devido ao alto índice de acidentes que ocorre nas principais ruas, avenidas e estradas, principalmente na alta temporada.

Gauto lembrou ainda sobre os benefícios que o aparelho trará facilitando assim o atendimento realizado pelos bombeiros e o número de vidas que poderão ser salvas. O prefeito Gauto finalizou dizendo que se não conseguir uma emenda parlamentar, o município irá estudar uma forma para a aquisição do mesmo.

O Presidente do Legislativo vereador Clayton Ramos (PT) parabenizou a corporação pelo trabalho realizado pelos bombeiros na cidade e lembrou a importância de investimentos para o aparelhamento do Corpo de Bombeiros e também na área da segurança.

Após a homenagem ao Corpo de Bombeiros o Presidente deu prosseguimento à Ordem do Dia, alguns projetos, indicações e providencias, foram colocados em apreciação e aceite dos vereadores e três aprovados por unanimidade.

Projeto de Lei 0056/2017 autoriza o executivo a criar crédito adicional especial no valor total de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) no orçamento do Fundo Municipal de Seguridade Social. A criação viabilizará maior autonomia na utilização dos recursos do Fundo Municipal de Seguridade Social – FMSS, para aquisição de materiais de expediente e equipamentos, para o bom funcionamento das demandas do Fundo.

Autoria: Executivo Municipal

Projeto de Lei 058/2017 Dispõe sobre a capacitação e a orientação dos servidores das creches do município para a prestação de primeiros socorros e noções de prevenção e combate a incêndio.

Autoria: Vereador Marcelo Bastos Berneira (PP)

Justificativa: O presente projeto de Lei é de sua importância para a população de Tramandaí, principalmente nossas crianças e seus pais, pois a prestação de primeiros socorros é uma questão de saúde pública e a prevenção e combate a incêndio é imprescindível à segurança de nossas crianças. Descrição: http://www.camaratramandai.igamtec.com.br/images/spacer.gifA presente matéria irá qualificar os serviços prestados pelas creches de nosso município, que poderão prestar um serviço de qualidade também no que tange a saúde de seus usuários.

Projeto de Lei 059/2017 Autoriza o município a abrir crédito adicional especial no orçamento da secretaria municipal de Saúde e dá outras providências.

Autoria: Executivo Municipal

Justificativa: Criar crédito adicional especial no valor total de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em dotação orçamentária da Secretaria Municipal da Saúde. Descrição: http://www.camaratramandai.igamtec.com.br/images/spacer.gifOs recursos, que são vinculados, servirão para viabilizar a aquisição de equipamentos com recursos oriundos da Resolução n.º 347/16 – CIB/RS, que dispõe sobre o financiamento complementar de ações e serviços durante o Verão para Todos 2016/2017. Cabe salientar que este recurso é incentivo ao Município e de uso exclusivo para aplicação no combate ao Aedes Aegypti.

Projeto de Decreto Legislativo 0001/2017 Aprova parecer do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, relativo ao 2014, da Prefeitura Municipal de Tramandaí.

Autoria: Vereador Clayton Pioner Ramos, Presidente do Legislativo Municipal de Tramandaí.

Após a aprovação dos projetos pertinentes na ordem do dia o Presidente do Legislativo não descartou a hipótese da convocação de sessão extraordinária para a votação final do Plano Diretor 2017. Clayton anunciou aos presentes que a partir do 1° de julho, a Casa Legislativa irá realizar o início do recesso parlamentar. O Presidente salientou que o recesso se dará apenas às sessões ordinárias, ficando os demais serviços da Casa, operando normalmente no horário das 13h ás 19h.

O recesso parlamentar da Câmara de Vereadores de Tramandaí termina no dia 1° de agosto, ficando estabelecida para o dia 07/08, a primeira sessão pós-recesso parlamentar, com início ás 19h30min. Nada mais havendo a tratar o Presidente Clayton deu por encerrada a presente reunião ordinária.

Juliano Mendonça

Assessor de Imprensa