Poder Executivo Municipal

O Poder Executivo Municipal é exercido pelo Prefeito e pelo Vice-prefeito. Estes podem contar para administrar o município, com seus secretários. Logo, os Secretários Municipais são encarregados de gerir diversos setores administrativos da Prefeitura. A escolha dos Secretários é livre e, efetuada pelo prefeito.

O prefeito e o vice-prefeito são eleitos juntamente com os vereadores, para um mandato de quatro (04) anos. A eleição é realizada no primeiro domingo de outubro antes do término do mandato do governante em exercício e, a posse, dos eleitos se dará no dia 1º de janeiro do ano subsequente ao da eleição.

Por ser um agente político, conduzido ao cargo por eleição popular, o Prefeito se torna o porta-voz natural dos interesses e, das reivindicações da comunidade, junto a Câmara de Vereadores e a outras esferas de Governo.

De forma sucinta cabe ao Prefeito apresentar projetos de leis à Câmara Municipal, bem como sancioná-los, promulgá-los, publicar e/ou vetar as leis do Município; fazer cumprir a lei e manter a ordem; prestar contas de sua administração.

O Poder Executivo de Tramandaí-RS, atualmente é conduzido pelo prefeito Edegar Rapaki e pelo vice-prefeito Clayton Ramos. A Prefeitura conta com o apoio de dezesseis (16) secretarias que auxiliam na administração do Município, quais sejam:Secretaria de Administração; Secretaria de Agricultura; Secretaria de Cultura; Secretaria de Educação; Secretaria da Fazenda; Secretaria de Gabinete de Governança e Desenvolvimento Integrado; Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços; Secretaria de Cidadania e Assistência Social; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Obras; Secretaria de Planejamento e Urbanismo; Secretaria de Relações Institucionais; Secretaria de Saúde, Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, Secretaria de Esporte e Lazer e Secretaria de Turismo.

O site oficial da Prefeitura é www.tramandai.rs.gov.br

Poder Executivo

Poder Executivo Municipal